29 junho 2011

Vrum



O Vrum (analogia ao barulho de um motor) foi um conceito que surgiu a partir de uma discursão de amigos.
Em meio a tantas tecnologias que visam revolucionar a interatividade com o player (Kinect, PSMove, Wii) para jogos de corrida ninguém foi muito além do tradicional volante+acelerador. Durante a discursão no barzinho a fase concepção, evidenciei como os jogadores adotam comportamento barulhento durante uma partida empolgante de qualquer jogo (pensamento semelhante dos preceptores do Wii) e surgiu a seguinte ideia: fazer um jogo que interaja com o barulho dos players nas partidas.
Eis que surge o Vrum, um jogo de corrida onde o jogador acelera usando o gogó!

Público Alvo
Entusiastas (principalmente os barulhentos) dos games de corrida

Objetivos
O principal objetivo deste projeto era estabelecer um novo paradigma de interação usuário-software de maneira simples e divertida.

Desafios
Como todo software que se propõe a ser um jogo, o principal desafio é ser viciante, estimular os jogadores a largarem sua vida social, compromissos pessoais e demais responsabilidades divertido! Tal feito é alcançado fazendo um balanceamento de uma série de fatores:
·         Desgaste vocálico dos jogadores, ninguém consegue gritar durante uma hora (tempo médio de um GP de F1)
·         Folego médio de uma pessoa, em uma reta um carro mantem um nível médio de aceleração, mas uma pessoa não consegue prolongar um único grito indefinidamente
Neste ponto foi definido que o modo de corrida que mais se adequa ao Vrum é o corrida de arrancada, onde os carros tentam acelerar ao máximo num curto espaço de pista RETA.

Do ponto de vista tecnológico, os desafios ficam por parte do processamento de aúdio em tempo real e extração de características do som para identificar quais representam realmente barulho de aceleração


Detalhes
O Vrum foi desenvolvido em C++ com utilização da bilioteca gráfica Allegro e recebeu colaboração de Josiane, Luís Pedro, Luiz Sotero e Paulo Borges

O Vrum foi concebido e desenvolvido durante a disciplina Computação Musical e Processamento de Som, devido as limitações de prazo álbuns bugs não foram corrigidos e não foi implementado o modo multiplayer, sendo assim, a versão aqui disponibilizada conta apenas com corrida contra o relógio.

No jogo você deve pilotar, usando os direcionais do teclado, ao mesmo tempo que grita ao máximo imitando o barulho de um motor (VRUM), os gritos são avaliados de acordo com intensidade e padrões de semelhança e então convertidos em um nível de aceleração. O carrinho do jogo tem três marchas e é preciso ficar atento para a troca delas





OBS. Ambientes com ruídos constantes (Ex. ar-condicionado) podem afetar o desempenho do reconhecimento de voz.

 Download

Apresentação [ppt]
Binário [Windows] 

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